Urbanismo sustentável: entenda o que é, seu conceito e sua importância

23/11/2023min de leitura

Nós já falamos aqui no blog sobre a importância que a sustentabilidade vem ganhando ao passar dos anos, mas você sabia que existe uma técnica, que está se tornando tendência, de promover ambientes urbanos economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos? O nome dessa técnica é urbanismo sustentável e é importante compreendermos no que este conceito se baseia.


Um mundo onde o trânsito é mais tranquilo e inteligente, onde você pode ir a pé a qualquer lugar, incluindo o trabalho, e puder fazer negócio com quem está pela vizinhança são algumas das prioridades para o urbanismo sustentável. Isso porque essa técnica tem como proposta repensar como as cidades são ocupadas visando torná-las mais seguras, inclusivas e, claro, sustentáveis.


Por mais que as grandes cidades sejam eixo de produtividade, concentrando 70% do PIB global, segundo pesquisa, as altas taxas de densidade demográfica e o crescimento desordenado acarretam vários problemas, como os relacionados à poluição, à segregação, ao transporte e aos resíduos. Segundo estudos das Nações Unidas, até 2030 seis a cada 10 pessoas ao redor do globo viverão em cidades, em 2050 a projeção indica 9,7 bilhões de pessoas vivendo neste meio. 


Mas, afinal, do jeito que estamos levando, será que o nosso planeta e as nossas cidades vão suportar tantas pessoas vivendo neste meio? Promover ambientes urbanos economicamente viáveis, ambientalmente corretos e mais socialmente justos são desafios que o urbanismo sustentável enfrenta para tornar a vida das pessoas na cidade melhor. Quer entender mais sobre o assunto? Então continue por aqui, a Nova Época Imóveis vai te explicar tudo o que você precisa entender para estar por dentro do assunto!


Afinal, o que é o urbanismo sustentável?


O urbanismo é um conceito que promove a ocupação e a exploração das cidades. De acordo com o dicionário, podemos dizer que é uma técnica de organização e de racionalização das aglomerações humanas que permite criar condições mais adequadas de habitação para as populações das cidades. O conceito de urbanismo sustentável tem o mesmo objetivo, porém, promove fazê-lo de forma mais saudável.


Resumindo, o urbanismo sustentável é uma técnica que propõe espaços pensados para beneficiar as pessoas sem impactar o meio ambiente diretamente. Com isso, seu maior objetivo é trazer novas configurações para o uso dos espaços públicos, com objetivo de melhorar a experiência cotidiana da população, promovendo bem-estar, felicidade e saúde. 


História da urbanização das cidades


Para compreender melhor o conceito da urbanização sustentável e sua importância para nossa qualidade de vida nas cidades, primeiro vamos entender como se deu a urbanização desses meios. A industrialização foi a principal responsável pela grande migração da população do campo para a cidade. Com o pouco período para isto, a ocupação das cidades acabou sendo feita desordenadamente e com regime precário de moradia.


Essa urbanização às pressas das cidades gerou um crescimento urbano caótico, com muito lixo produzido, muita aglomeração, poluição do ambiente e sonora, entre outros problemas. Logo, podemos apontar hoje que 70% da emissão de gases de efeito estufa e 70% da produção de resíduos advêm das cidades.  


Importância do urbanismo sustentável


Essa é uma técnica com grande importância especialmente para o crescimento das cidades atualmente. Em 2016, mais de 190 países se reuniram para pensar em maneiras de melhorar o mundo e estabelecer metas e prazos para atingir esses objetivos. Com isso, foi feita a nova agenda urbana da ONU Habitat 2016, documento intergovernamental que guia políticas de desenvolvimento urbano nos próximos 20 anos.


Dentro desse documento, ao todo são 17 objetivos, ou ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e 169 metas que deverão ser alcançadas até 2030. Nomeada como “Cidades e comunidades sustentáveis”, a ODS de número 11 mostra justamente orientações para tornar as cidades e os assentamentos humanos seguros, inclusivos, resilientes e sustentáveis.


Quais as características do urbanismo sustentável?


O conceito do urbanismo sustentável costuma ser aplicado, em geral, com ações que visam melhorar a experiência cotidiana da população das cidades, com o objetivo de:

 

  • Absorver o crescimento da população;
  • Diminuir os impactos ambientais causados pela superpopulação;
  • Gerar moradias ideias que garantam qualidade de vida e acesso ao trabalho;
  • Priorizar o transporte público para melhorar o funcionamento da mobilidade urbana;
  • Incentivar o uso dos espaços públicos e privados que permitem o convívio humano e as relações interpessoais.


Como funciona o urbanismo sustentável em espaços públicos?


Agora que entendemos o que é o conceito de urbanismo sustentável e sua importância para o crescimento contínuo das nossas cidades, vamos falar sobre como este conceito funciona em espaços públicos. Através da revitalização, o urbanismo sustentável nos espaços públicos é um tema atual e de grande relevância. Logo, a revitalização de espaços públicos é uma estratégia sustentável que serve como resposta para o crescimento dos centros urbanos. 


A famosa cidade de Nova York é um exemplo de centro urbano que passou por um processo de revisão de todo o seu zoneamento, direcionando a verticalização para as áreas mais apropriadas e impedindo a concentração de pessoas em regiões já saturadas. Nesse processo, foi preciso um olhar mais criterioso para o espaço público e, com isso, foram realizados diversos projetos e obras de revitalização.


Como podemos observar, abraçar a sustentabilidade já não é mais somente uma jogada de marketing das empresas. O cuidado com o nosso meio ambiente se mostra cada vez mais necessário para a nossa sobrevivência nesse planeta, por isso, não deixe de checar as dicas que temos aqui no blog sobre como tornar sua casa, seu apartamento ou seu condomínio mais sustentáveis e econômicos


Além disso, também explicamos aqui o que são empreendimentos sustentáveis, assim, você pode considerá-los na hora de comprar seu próximo imóvel. E não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais e em nosso site para conhecer os mais de 18 mil imóveis que temos disponíveis! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":